Whatsapp - como utilizar em condomínio?


WhatsApp no condomínio - Grupo ou Lista de Transmissão?

Não é de hoje que o WhatsApp está em nossas vidas e praticamente em todas as empresas, inclusive a plataforma criou uma versão Business, certo? Mas sempre há uma dúvida, nós síndicos, devemos criar um grupo ou uma lista de transmissão para falarmos com os moradores? No seu condomínio, como é adotada a política de comunicação?

Qual a diferença para Grupo e Lista de Transmissão?

Grupos

O grupo no WhatsApp existe um certo limite de pessoas dentro dele, então vamos imaginar um condomínio com 400 unidades, se pelo menos uma pessoa de cada unidade quiser entrar, já não funcionaria, certo? Imagina quem trabalha a noite e tem tempo para ficar postando no grupo e o síndico dormindo durante a noite, imaginar ter que procurar as mensagens para se inteirar do assunto que foi postado e...fora as correntes né? Se você passar para 20, 30 pessoas acontecerá isso na sua vida e um grupo com 250 pessoas por exemplo, a pessoa acha que já pagou a corrente para o ano todo, correto? Fora as discussões entre vizinhos, aquelas pessoas que não resolvem os problemas pessoalmente e resolvem falar pelo app. E olha que eu já vi muita coisa acontecer fora do WhatsApp por palavras ditas no app. Hoje o WhatsApp habilitou uma função muito interessante, onde somente os administradores do grupo mandam mensagem e os demais apenas lêem, vale a pena tentar. O grupo de WhatsApp talvez sirva em um condomínio pequeno, de poucas ou uma torre onde os moradores estão lá há tempos, onde muitos se conhecem, assim não gerará nenhum conflito maior além do usual.

A vantagem do grupo no WhatsApp é que quando você manda um determinado assunto e surge algumas dúvidas, todos ficarão sabendo, afinal, a dúvida de um morador pode ser de mais 2, 3, 4, 10, 15, 20 e por aí vai.

Lista de Transmissão

A lista de transmissão no WhatsApp é algo mais simples, não há o aglomerado de pessoas no grupo querendo conversar, discutir, mandar correntes, bom dia, boa tarde, boa noite e por aí vai. A lista de transmissão é bem simples, o usuário insere na lista as pessoas que farão parte do "grupo de transmissão" e as mensagens serão enviadas de forma individual, usuário por usuário, desta forma quando cada pessoa receber a mensagem e resolver responder, responderá apenas para o transmissor da mensagem, ninguém mais irá ler a mensagem. Na lista de transmissão o administrador da lista consegue colocar quantas pessoas quiserem entrar, então, num condomínio de 400 pessoas, essa função serve tranquilamente, um condomínio de 800, 1.000 unidades também funcionará bem.

A desvantagem da lista de transmissão no WhatsApp é que quando você manda a mensagem para os moradores desta lista, quando houver dúvida, você terá que responder mensagem a mensagem e aí? Como trabalhar desta maneira? A dúvidas que surgirem, você responde em forma de lista de transmissão novamente? Acho válido! Por que não?

E no seu condomínio, como é feita a comunicação? Conte-me!

Comentários