O que é o enxoval do condomínio?
Enxoval do condomínio ou mobília coletiva, geralmente se faz na implantação do condomínio, ou seja, quando a construtora passa o condomínio para a mão do síndico eleito para gerir o empreendimento. Geralmente a construtora já faz a assembleia com um suposto valor considerável para estes itens ou o síndico deverá fazer uma assembleia ajustando com outras constas e incluindo então este valor para arrecadação e não simplesmente achar que deve aumentar o condomínio para tal finalidade. Sim, tudo que for incidir diretamente no valor do condomínio é interessante e necessário uma assembleia para tal assunto ser discutido. No caso da mobília coletiva, é interessante que o síndico faça algumas cotações com modelos diferentes inclusive para que os moradores possam analisar valores e qualidade, dessa maneira os moradores acabam por decidirem os preços e qualidade.
Geralmente
um condomínio de médio padrão com sauna, piscina, quadra, estima-se um custo de
R$40 mil de mobíilia coletiva. Um condomínio popular onde geralmente tem apenas
salão de festa e raramente um espaço para academia, fica bem mais barato do que
o valor mencionado anteriormente. Mas já para um condomínio de alto padrão,
estima-se que o valor ultrapasse os R$100 mil.
A
mobília coletiva ou enxoval do condomínio não precisa ser somente os móveis do
salão de festa, equipamentos da academia, podem ser também as lixeiras em
pontos estratégicos, acolchoado para forrar o elevador em caso de mudança de
condôminos, tapates para os halls das torres e por aí vai. Qualquer item que
esteja na implantação.
Existem
duas opções para o enxoval:
1. Contemplar o máximo de coisas
possíveis para que depois não fique comprando de forma “picada”. Uma arrecadação
grande tem maior poder de compra com fornecedores e na negociação podem sair
melhores preços.
2. Somente comprar o essencial para um
certo conforto e beleza do condomínio nos primeiros anos, visto que as despesas
desse início são bem incertas e altas. E, ao longo da vida do condomínio, ir
fazendo as melhorias de acordo com as possibilidades e encaixes de orçamento.
3. Utilizar do Fundo de Reserva para
isso e depois recompô-lo, uma vez que o condomínio novo tem suas garantias e
dificilmente gastará dinheiro com alguma manutenção.
É
uma fase que demanda, necessariamente, a sensibilidade e coerência dos seus
futuros administradores, pois estes precisam entender que, neste momento, o
comprador contabiliza despesas como: parcela de chaves, repasse de
financiamento, registro imobiliário, obras na unidade e mobília, entre outras
coisas. Por isso as administradoras devem buscar alternativas para que a conta
não fique ainda mais elevada, já que necessariamente se inicia a partir da
implantação o rateio das despesas com o condomínio.
Antes de mais nada, a previsão orçamentária precisa ser bem realista e que atenda às necessidades do condomínio no momento inicial da implantação. Geralmente ninguém tem conhecimento de quanto custará o custo operacional do condomínio que é aquele que CUSTA PARA MANTER O CONDOMÍNIO em todas as suas atividades (água, energia elétrica, segurança, limpeza, manutenção e outras atividades), elas são classificadas em CUSTO FIXO e VARIÁVEL.
Me diga, como está no seu condomínio? Após algum tempo já está tudo em ordem? Ou depois de muito tempo ainda falta alguma coisa?
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