Delivery em condomínio

Delivery em condomínio, como lidar com o assunto?

É sabido e notório que com o COVID assolando e aterrorizando o nosso país, o aumento das entregas de comida e outros produtos vem crescendo cada dia mais. Antigamente víamos mais entrega de comidas e bebidas e hoje todo os comércios praticamente estão trabalhando com delivery, seja roupas, acessórios de modas, produtos para PET, enfim, todos os tipos de comércios precisaram se adaptar à esta nova realidade. Trabalhando assim ainda é difícil, imagina o comércio que não se adaptar. Mas com esse aumento, nós síndicos estamos sofrendo com uma grande polêmica antiga, permitir ou proibir a entrada de entregadores no condomínio? Quando discutimos isso, você sabe qual o maior motivo desse tema? Apenas um, a SEGURANÇA DO CONDOMÍNIO E DOS MORADORES.

Temos que ter empatia por TODOS os moradores e quando criamos regras para o condomínio precisamos pensar inclusive naquele ÚNICO morador que possa ter algum tipo de redução de locomoção por exemplo ou qualquer outra deficiência. Neste caso não podemos administrar somente pela maioria, precisamos sim encontrar uma solução para aquele morador que tem tal deficiência. Vamos imaginar alguns exemplos? Uma pessoa idosa, uma pessoa obesa, uma pessoa que por "N" motivo não pode se locomover com tanta facilidade e precisa do produto entregue na porta, como fazer?

Sabemos que há falsos entregadores no mercado, inclusive muitos utilizam das bags desses aplicativos (UberEats, IFood, Rappy e outros). Sabemos também que muitos estão trabalhando como delivery ou com delivery somente para ter acesso aos condomínios e então verem o que possuem dentro, terem acesso ao poder aquisitivo dos moradores que ali residem. Uma vez tendo acesso, fica muito fácil para partir para a parte 2 do plano, executar o plano que possui para conseguir algum êxito em roubo ou sequestro.

Mas é justo com quem não consegue se locomover por exemplo, terem que fazer um esforço extremo para buscar a encomenda na portaria quando a pessoa já está em casa? Não seria mais fácil adotar protocolos de acesso para os entregadores? Vamos citar alguns exemplos abaixo que costumo adotar em condomínios, claro que sempre avaliando com os moradores.

Entregadores de apps

Sempre que o morador comprar uma comida por meio de aplicativo, informar a placa do veículo que entregará o produto, seja carro ou moto, bem como identificar o entregador também. O entregador deverá obrigatoriamente se identificar na portaria para ter acesso. Sim, a portaria tem que ser rigorosa nesses procedimentos para garantir que o acesso do entregador será seguro.

Entregadores sem app (pizzarias por exemplo)

As pizzarias ou qualquer outro comércio que possuem seus próprios motoboys deverão fazer um cadastro com as respectivas placas dos veículos e de seus entregadores para terem acesso ao condomínio, assim se tornam mais confiáveis e a portaria deverá permitir somente entregadores com as placas nos sistemas, caso contrário o morador deverá sim buscar na portaria o produto recebido.

Não existe regra para sim ou não nesse procedimento, apenas precisamos analisar caso a caso e levar em conta todos os moradores do condomínio e pensar em todos. Se falarmos em segurança, temos condições total de colocarmos acesso restrito aos blocos por exemplo, onde o entregador somente acessará a frente do bloco e não o interior.

Administrei um condomínio onde o mesmo era extremamente grande e de difícil acesso à portaria e os moradores precisavam caminhar demais para chegarem até ela. Boa parte dos moradores precisavam buscar os produtos de carro ou moto e alguns não possuíam esses meios de locomoção, imagina em caso de chuva, como iriam fazer? Sim, tive que mudar o processo e garantir que os motoboys acessassem o condomínio e ao mesmo tempo tive que mudar alguns procedimentos de segurança para que tudo desse certo. Investimos em segurança eletrônica onde os entregadores são monitoradores por câmeras e assim não conseguem ir em local que não estão autorizados. Tudo isso são medidas para que consigamos oferecer maior comodidade e segurança para o morador - afinal, todos buscam isso.

Me conte como é no seu condomínio!

Comentários