Festas em Condomínio

Festas em Condomínio

Como são organizadas no seu condomínio?

As festas sempre são assuntos polêmicos em condomínios - Quem vai pagar? O condomínio? Com qual dinheiro? Por que sou obrigado a pagar sendo que não irei participar? Para que rateio de custo de festa? Em assembleias sempre aparecem estas questões e não é de hoje!

Uma coisa é certa, eventos em condomínios, ajudam a integração entre moradores, tornando-o um ambiente mais agradável se viver. Hoje as pessoas moram em condomínios, sendo estes, uma comunidade fechada e não conhecem seus próprios vizinhos, não se conversam por acharem que fulano tem parece esnobe, parece metido, mas nem ao menos trocam uma palavra. Além das festas tornarem os condomínios mais horminiosos, ajudam também na tomada de decisões em conjunto e até mesmo na racionalização dos custos.

Mas como organizar uma festa?

Primeiro de tudo é prever TODAS as festas que poderão ocorrer durante o próximo ano e decidir quais serão custeadas pelo condomínio e assim prever uma verba para cada festa, ou formar uma comissão para este assunto e levantarem quais possíveis festas poderão ocorrer e antecipadamente, levantarem possíveis custos e então levar para a assembleia. O ideal é sempre ter já todas as informações prontas e colocar em pauta para discussão, eventualmente uma festa ou outra poderá ser colocada em pauta. Como os valores dos condomínios são sempre previstos para manter o funcionamento do condomínio e não gerar lucro, todas as despesas, incluindo valores com festas, devem estar previstas.

Criando comissões, o síndico estimula a participação de mais pessoas desde o início do processo e elas já estarão se interagindo e a adesão das demais pessoas para as festas será mais natural, afinal, uma pessoa conhece a outra, que conhece outras e estas outras avisam mais outras e a empolgação toma conta. Mas lembrem-se, ninguém é obrigado a participar de nada, tem gente que gostar de ajudar na organização, mas não gosta de participar, tem gente que gostar de ajudar na organização e participar para ver o resultado e satisfação das pessoas durante a festa e tem aquela pessoa que prefere só participar e curtir o bom momento. Ah! Lembre-se, críticas sempre terão, mas não desanime.

Dicas

  1. Converse com moradores, monte uma folha para pesquisa de quais festas gostariam que houvesse no condomínio. Hoje em dia muitos sites oferecem recursos para montagem de uma "pesquisa de mercado" entre os condôminos.
  2. Data como Festa Junina, Dia das Crianças, Natal, Copa do Mundo, são datas certeiras para tentarem promoverem algo.
  3. Faça fundos de reserva para tais festas, de preferência, separadas umas das outras.
  4. Monte comissão de moradores que auxilie na formatação e planejamento e execução destes eventos.
  5. A comunicação e divulgação destes eventos, é de fundamental importância para o bom andamento e sucesso do evento, de que adianta todo esforço empenhado e não houver a divulgação? Deixe avisos em locais com circulação de pessoas, como elevadores, halls, garagem e sempre com uma boa antecedência para as pessoas se programarem.
  6. Eventos em períodos de férias escolares também costumam ser sucessos, aproximam as crianças, jovens e até os pais.
  7. Procure patrocínios com empresas da região, ofereça espaços de publicidade, possibilidade de novos negócios fora do condomínio, empresas de bebidas e alimentos nos eventos, alguma forma de bancar outros eventos e até mesmo necessidades não previstas de última hora.

Se for utilizado o salão de festa e próximo dele, um parquinho para crianças, vale lembrar que o parquinho não pertence ao salão de festas, quem estiver na festa pode utilizar o parquinho e quem não está na festa, também pode utilizar o parquinho, tudo bem? Salvo se houver alguma observação na convenção.

Me conte como são as festas no seu condomínio, ou não tem festas?

caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários