Segurança em condomínio

Segurança em condomínio

Contratar empresa de segurança ou colocar PM de folga?

Essa é uma grande questão hoje de grandes condomínios, colocar empresa de vigilantes ou contratar PMs de folga no condomínio? Afinal os policiais tem contatos com outros policiais e os atendimentos de ocorrências seriam mais rápido, certo? Depende! Em geral sim! Mas é tão eficaz quanto uma empresa de segurança?

É óbvio que nos dias atuais, morar em condomínio ainda é bem mais seguro do que em residências, isso é um fato e não discutimos. Mas dentro de condomínios EXISTE o tráfico de drogas, consumo de drogas, ladrões morando em condomínio por achar que estão "protegidos" e que a polícia não entra.

Não vamos falar de ilegalidade - se é ou não, ilegal PM fazer bicos, sejam em condomínios, comércio ou baladas, não vamos entrar neste mérito. Mas uma coisa é certa, o policial teoricamente tem uma jornada de trabalho bem stressante, correria o dia todo, sai de casa, deixa filhos, esposa e não sabe se volta para casa no fim do turno, certo? Precisa estar descansado para o próximo plantão, afinal, nunca se sabe qual ou quais ocorrências ele terá que enfrentar.

O policial como segurança ou responsável da segurança em condomínio deve estar calmo e sempre sereno, afinal, em condomínios existem diversos problemas e moradores dizendo que pagam o salário dele, imagina se este profissional está stressado? Seja com problemas do trabalho, por cansaço ou superiores o cobrando ou seja por problemas familiares? Imagina o que pode ocorrer!

Eu, como síndico profissional e gestor em segurança privada, já vi vigilante apontar arma de fogo para moradores por conta de arrogância, muitas coisas podem ser evitadas. Na minha opinião, não quer dizer que estou certo ou errado, mas não é polícia em folga que trará a paz e o sossego em um condomínio. Vamos imaginar um condomínio com grande vulnerabilidade, sem grande controle de acesso, onde facilmente qualquer um entra e sai e essa pessoa pode estar armada, agora vamos imaginar duas ou três pessoas acessando o condomínio, todas armadas e rendem o policial, como fica? Qual o instinto do policial? Sempre tentar reagir! Inevitavelmente! Eles são treinados e preparados para esta reação, mas quem garante 100% de sucesso na ação?

Mas a pergunta surge, mas isso pode ocorrer também com vigilante armado. Sim! Pode! Mas é interessante ter vigilante armado dentro do condomínio? Que tal o condomínio controlar o acesso das pessoas primeiro e entrar somente convidados e prestadores de serviços e por aí vai - faz-se o anúncio, é liberado e acessa. Brigas de condôminos não é para o vigilante ou PM resolver, alguma situação possivelmente mais grave, liga-se para a Polícia Militar resolver intermediar. Barulho, lixo no chão, o PM de folga fazendo bico em condomínio, vai resolver? Nunca! Se for para resolver eses assuntos, contrata-se um ronda, provavelmente sai mais barato e mais seguro perante a justiça, recolhendo todos os encargos, impostos e por aí vai.

A segurança de um condomínio deve ser feito com inteligência e não com ostensividade de polícia, deve ser feito com intuito de apaziguar, mostrar que o condomínio está do lado de TODOS os moradores que TODOS devem respeitar as "leis internas", no início é difício, porém o resultado surge e é perceptível perante aos moradores. Acabar com os antigos costumes é uma tarefa árdua para o síndico, principalmente se são costumes que vão de encontro com as políticas internas do condomínio, mas novamente, mostrando que está ao lado dos moradores e verem que a maioria quer um local organizado, as pessoas que não se enquadram, naturalmente saem do ambiente.

Me conte, como é no seu condomínio?
caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários