Conselho Consultivo X Moradores - Decisões do condomínio!



Conselho consultivo X Moradores – Administração e Decisões do condomínio!

Observo muitas convenções dando muitos poderes para o conselho consultivo quanto às decisões que envolvem diretamente as vidas dos moradores: acesso ao condomínio, utilização do salão de festas, utilização da piscina, empréstimo ou locação da garagem e por aí vai.

A pergunta é: é justo 4, 5, 6...seja lá quantas pessoas participarem do conselho consultivo votar pelo restante dos moradores mesmo que a convenção permita?

Constantemente moradores de condomínios, amigos, familiares ou apenas simples moradores, me questionam se é possível e permitido esse tipo de atitude do síndico e do conselho consultivo? Minha resposta é: DEPENDE! Se estiver em convenção, é permitido sim. Agora, se me perguntarem se é justo, minha resposta é NÃO! Eu, como síndico profissional não costumo seguir estas regras, procuro envolver os moradores nas decisões nas quais impactarão diretamente no cotidiano do todo e não acho justo um grupo pequeno de pessoas decidirem por isso.

É difícil? Demorado? Trabalhoso? Sim! Muito, mas é o mais justo a ser feito, afinal, todos precisam decidir como querem o comportamento do condomínio, se querem algo mais brando ou se querem algo mais rígido, os moradores mandam no condomínio e não um grupo apenas de pessoas. Ao menos fizeram uma pesquisa para terem uma base de informações ou alguma tendência? Quase sempre não fazem nada, apenas votam.

Existem algumas regras por exemplo onde o conselho precisa aprovar determinados valores para gastos em determinadas áreas do condomínio, compras de materiais por exemplo, desta maneira acho correto o conselho aprovar estes gastos, assim saberão onde está indo o dinheiro e com o que está sendo gasto ou investido. Existem condomínio onde o síndico, seja morador ou profissional, pode passar qualquer quantia de valor para fornecedores, desta maneira não acho correto, acredito que ao menos o conselho deva saber para que o dinheiro está sendo usado, mas decisões maiores, os moradores precisam saber e decidirem sobre isso.

E no seu condomínio, como o síndico e conselho atuam?

Contato
caio@cmsindicoprofissional.com.br
019 99522.0991 (telefone | whatsapp)
https://bit.ly/2AOkZ40 (link direto para conversa no Whatsapp)
instagram - @cmsindicoprofissional
facebook - /cmsindicoprofissional
blog – blogspot.com/cmsindicoprofissional

Comentários