Cuidado com portões eletrônicos

Cuidado com os portões eletrônicos no condomínio

O portão eletrônico no condomínio existe para supostamente oferecer mais segurança e mais comodidade aos moradores. O morador dependendo do condomínio e do regimento interno, não precisa nem baixar o vidro do veículos para acessar o interior do condomínio. Em muitos condomínios o morador possui controle para abertura e fechamento do portão, deixando assim a responsabilidade totalmente na mão do morador. Mas é preciso cuidado no equipamento, é preciso por exemplo, analisar o porte do condomínio, bem como o fluxo de entrada e saída de veículos durante o dia e a noite, dessa mane sabe-se quantas vezes o portão ou os portões abrem e fecham durante um dia inteiro. Uma coisa é um portão para 500 ciclos diários, outra coisa é um motor para 2.000, 3.000 ciclos diários. Obviamente que o motor mais fraco não aguentará muito tempo.

Geralmente quem diminui a vida útil do equipamento são os próprios moradores/usuários. Colisões, sensores para que o portão colida por exemplo, são maneiras de prolongar a vida útil do portão. Mas não são somente os moradores que encurtam a vida útil do motor. Se o condomínio não fizer as manutenções preventivas do equipamento, a vida útil irá encurtar e muito. Mas como fazer as manutenções preventivas no motor? Tire relatórios de entradas e saídas por exemplo, veja como é a funcionalidade diária do portão.

Os motores são iguais componentes de motores de carros, precisam de ajustes, regulagem, possíveis calibrações. Você não troca o oléo do carro de "x" em "x" tempo? Por que seria diferente com um motor de portão? Chamamos de manutenção periódica.

Outra coisa que interfere na funcionalidade é o dimensionamento do motor com o portão. Um motor pequeno para um portão grande e pesado também tende a dar problema em curto espaço de tempo. O desgasto é muito maior e mais rápido. Além de tamanho do motor para portão, o tipo de portão também influencia. Um motor deslizante é muito mais leve do que um pivotante (abertura vertical). Um portão deslizante com rodas no chão sofre menos do que um com movimentos para cima, mas obviamente a instalação precisa ser analisada para verificarem o espaço. Nem sempre um portão deslizante é possível ser instalado. O tipo de material que o portão também é feito ajuda bastante no funcionamento do portão. Imagina um portão totalmente de ferro ou aço e um portão de alumínio, qual é mais leve?

Claro que um portão de alumínio é menos resistente, mas levando em conta para que será usado, serve tranquilamente em condomínio.

Como é o portão do seu condomínio?

Me conte.
caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários