Você dorme quando deixa seu apartamento sozinho?

Dra. Bruna Santos | A responsabilidade do condomínio por furtos e roubos  ocorridos em suas dependências | Anderson Machado Consultoria e Assessoria  Jurídica Condominial e imobiliário - Advogado para condomínio

Seu condomíno é seguro?

Você dorme em paz quando viaja e deixa seu apartamento sozinho?

Já imaginou saber que seu apartamento pode ser alvo de furto e arrombamento e pior, por próprios moradores do condomínio?

Já não é de hoje que assaltantes alugam residências e apartamentos em condomínios para observarem a rotina de moradores e quando no descuido, invadirem para promoverem o famoso arrastão. Já pensou você ir no supermercado, na casa da familiares, viajar e quando chegar encontrar seu imóvel aberto e todo revirado? Chocante, no mínimo, não? Querem saber o pior? Muitas dessa invasões ocorrem na frente de outros moradores.

Nessa fase de pandemia os moradores de condomínios estão usando máscaras por conta da COVID-19 e isso faz com que outros moradores não reconhecem quem está entrando ou tentando entrar na unidade do condomínio. Dessa maneira os invasores não estão com o medo de se esconderem.

Uma quadrilha, sim, quadrilha, em um condomínio onde eu trabalhava como gestor de segurança havia se mudado para o condomínio como simples moradores. 3 casais morando na mesma residência, sem filhos, aparência de estudantes. Sempre que alguém de outra residência viajava, aquela casa era alvo de furtos. Mas como descobrir quem era? Foi feito todo o procedimento para a descoberta. Não irei divulgar o método utilizado aqui.

As locações comuns e temporárias, seja por imobiliária ou por aplicativos é uma tendência, não temos como negar. É algo que veio para ficar e não podemos fugir disso. Mas temos como andar na frente de algumas situações. Irei postar algumas dicas aqui abaixo:

✅O síndico e administradora do condomínio deve possuir todos os detalhes dos moradores locatários, bem como outros detalhes: número de moradores, RG, CPF, CNH, RNE ou Passaporte (para casos de estrangeiros), emails, telefones, data de início e término de contrato por exemplo. Lembrar se possível, de fazer a checagem das informações junto ao órgão de segurança pública do município.
✅A entrega das chaves, cartões ou controles de portões, jamais devem ser entregues pelo condomínio. Isso é de responsabilidade do proprietário do imóvel e não do condomínio.
✅Para cadastro no sistema de controle de acesso, todos, TODOS os locatários, ou seja, todos os moradores daquela residência deverão apresentar documentos válidos com foto, inclusive obtendo imagem fotográfica para o cadastro no sistema. Caso as pessoas utilizem máscaras, deve-se pedir para retirá-las. Caso não esteja portando documento original, a entrada deve ser negada no condomínio.
✅Assim que os moradores locatários deixarem a unidade residencial, ou seja, sair do condomínio em caso de vencimento do contrato ou por qualquer outro motivo, imediatamente o bloqueio dessas pessoas deve ser feito no sistema. Dessa forma, sempre que os moradores tentarem entrar precisarão ser autorizados por algum outro morador.
✅Assim como a entrega das chaves não é de responsabilidade do condomínio, o recebimento das chaves no fim do contrato do aluguel também não é de responsabilidade do condomínio. Isso deve ser feito entre locatário e proprietário ou procurador do proprietário.
✅O condomínio não deve permitir a sublocação.

O que acha dessas dicas?

Contato

caio@cmsindicoprofissional.com.br
019 99522.0991 (telefone | whatsapp)
https://bit.ly/2AOkZ40 (link direto para conversa no Whatsapp)
instagram - @cmsindicoprofissional
facebook - /cmsindicoprofissional

Comentários