Mão-de-obra terceirizada ou orgânica?


Terceirizar ou não a mão-de-obra do condomínio?

Hoje cada dia mais os síndicos tem terceirizado a mão-de-obra no condomínio. Da administração em geral (administradora), até a mão-de-obra operacional propriamente dita. Mas existe uma pergunta a ser feita: realmente vale a pena? Quais os impactos provocados por esta decisão?

É normal alguns síndicos e até mesmo moradores terem resistência e/ou receio para esta prática, é normal. Mas temos que ser francos e claros, é uma tendência. E querem saber mais? Comparados os custos de mão-de-obra orgânica e mão-de-obra terceirizada, o custo da terceirizada é menor e geralmente o serviço é melhor.

Vamos listar algumas vantagens de terceirizar o processo.

1. Eficiência e qualidade

A coisa é simples: as empresas terceirizadas tem como sua atividade principal ou atividades principais aquelas nas quais elas dominam. Por exemplo: portaria, limpeza, jardinagem, copa, estacionamento e por aí vai. Geralmente essas empresas sabem como fazer e com quantas pessoas fazer, ou seja, o dimensionamento correto da mão-de-obra e isso faz com que os valores dos serviços caiam considerando uma mão-de-obra orgânica.

Essas empresas contratarão funcionários ou capacitados ou capacitarão os funcionários de acordo com as leis vigentes do sindicato de cada classe de trabalho.

Lembrando que o síndico não pode se ausentar dessas responsabilidades, ele precisa ter noção do que cada funcionário precisa para trabalhar, qual tipo de EPI por exemplo ele deve receber caso trabalhe como jardinagem e fique exposto ao sol. Lembrando que o condomínio acaba sendo responsável caso aquele funcionário exija alguns direitos na justiça.

2. Menos administração de burocracia

Imagina você ter que lembrar de todas as datas para recolhimento/pagamento de impostos, uma vez que no Brasil a burocracia é enorme. Uma data vence um título, outra data vence outro título e assim vai, imagina um síndico de um condomínio com 500,600,700,800 unidades, cheio de problemas, cheio de moradores querendo reuniões e mais reuniões e ele precisando lidar com mais esse problema de burocracia.

Contratando a terceirizada, o síndico não precisa se preocupar com isso, além de ter uma empresa teoricamente especializada no assunto, paga apenas o valor de contrato e nota fiscal para a empresa contratada e ela recolhe os tributos.

3. Redução de custos

Os encargos de mão-de-obra orgânica são mais caros para o condomínio do que de uma empresa terceirizada. Os gastos que geralmente são diminuídos são: salário, férias, 13º, uniformes, horas extras e encargos trabalhistas. Isso já impacta diretamente nos custos.

Vamos falar de equipamentos? Quando o condomínio contrata inclusive os equipamentos, a responsabilidade é inteiramente da empresa contratada e não do condomínio. Vamos pensar da seguinte maneira: funcionários próprios e equipamentos próprios, você acham mesmo que os funcionários possuem cuidado com estes equipamentos? Quer ir mais além? Imagina aquele funcionário que quer ser mandado embora, você acha que ele trabalhará de acordo com tais equipamentos?

4. Substituição de funcionários

Quanto custa para o condomínio, contratar, treinar, manter e substituir um funcionário? Muito, pode parecer que não, mas custa bastante, temos que contabilizar o tempo despendido sobre ele.

Caso algum funcionário não se adapte ao trabalho ou queira ser mandado embora, não é de responsabilidade do condomínio. Se o síndico observar que parte da equipe está fazendo o famoso "corpo mole", basta pedir para a empresa substituir o membro ou os membros, sem precisar fazer projeção para as demissões.

Outra situação é se um porteiro por exemplo, ou qualquer outo funcionário falte, a empresa obrigatoriamente envia outro funcionário ao local. Lembrando que geralmente aquele funcionário substituto não entende do trabalho naquele local, por isso o síndico precisa trabalhar em conjunto com a empresa e adotar algumas medidas para que isso não ocorra.

5. Gestão de trabalho e pessoas

Horários de trabalho, escala (se o sindicato permitir), uniforme, alimentação e outras atividades que seja sobre a gestão do trabalho e de pessoas, fica diretamente a cargo da empresa. Muitas empresas gostam de adotar trais procedimentos, o que eu acho muito válido quando se fala em limpeza e outros tipos de trabalho, quanto ao trabalho de portaria, sempre é bom trabalhar juntamente com o síndico e não adotar simplesmente a maneira como ela trabalha. Um segredo para todos: geralmente essas empresas trabalham da mesma maneira para todos os condomínio e por isso o papel do síndico é tão importante.

6. Trabalho do síndico

Quando você terceiriza, TEORICAMENTE o síndico tem mais tempo para se dedicar à outras atividades, tende a ter mais espaço na agenda. Sim, não deixa de ser uma verdade, porém lembre-se, o ´síndico é uma espécie de diretor de empresa, tudo cai sobre ele. Ele precisa ter controle de tudo que se passa no condomínio. Então se algo der errado na segurança, ele precisará corrigir e alinhar novamente com a empresa e novamente, não é largar nas mãos das empresas. É tirar da mão e entregar para outra empresa, mas não tirar os olhos.

Me diga, como é no seu condomínio? Equipe orgânica ou terceirizada. E você o que prefere?

Comentários