Mini mercados em Condomínio - o seu já tem?

Já pensou em ter um local onde você pudesse comprar coisas básicas dentro do seu condomínio?

Imagina você cozinhando ou esperando visitas e "descobre" que falta alguma coisa para tal atividade. O que fazer? Ir até um mercado? O mercado mais próximo é um pouco longe e levaria certo tempo e a visita teria que esperar um pouco até você retornar, ou fechar as panelas, desligar o fogo e ir comprar no mercado? Ou chamar um app que faça isso por você? Você já viu algum condomínio com mercado dentro? Sabia que é possível?

Imagina fazer aquele churrasco e a cerveja acabar e ninguém estar em condições de buscar cerveja em algum lugar por conta de terem consumido bebida alcóolica? Imagina você podendo ir buscar no mercado dentro do seu condomínio e continuar aquela social ou continuar assistir aquele jogo de futebol bacana com os amigos.

Como funciona esse mercado?

Vamos lá, existem diversos tipos que podem ser implantados. Os mais famosos hoje são os self check-outs ou, os autônomos, onde não tem ninguém para fiscalizar o que o morador está pegando e o que vai pagar. Sim, funciona na base da honestidade. Mas existem também os modelos com funcionários, ou melhor, um funcionário no caixa fiscalizando o que os moradores querem comprar. Tudo depende da perda do mercado. Se a perda for maior do que o custo de um funcionário, coloca-se um funcionário, caso contrário, continua a loja autônoma. Porém, obviamente que quanto mais perda, mais aumento do preço do produto. Ah! Mas não se enganem, esse locais são monitorados com CFTV para caso de algum morador espertinho tente ser espertinho.

Tem risco de algum morador não pagar? Obviamente que sim, mas qual o interesse de não pagar? Se a empresa ver que não é viável manter a loja, quem perde são os moradores, concorda? 

Onde pode ser colocado?

Em qualquer lugar do condomínio que venha caber.

Geralmente as empresas utilizam contêiner para a instalação, por questão de praticidade. Mas existem empresas que realmente constroem a alvenaria. Eu particularmente prefiro o contêiner por questão de mobilidade.

Lembrando que, construído ou em contêiner, é necessário o dimensionamento de carga de energia e uma ART elétrica para a infraestrutura de rede elétrica. O ideal é ter um relógio somente para essa finalidade (do mercado). As medidas dos containers são de 12,50m² ou 29m³ por exemplo. Seguramente dentro de um de 30m² faz-se um bom mercado.

Quem paga pelo mercado no condomínio?

Existem também diversas opções de contratos ou até mesmo comodato "sem contrato". Existe a opção de que o condomínio pode pagar por este espaço e a empresa fornece desconto nos produtos (precisa analisar o valor dos preços originais com os descontos dado), a empresa paga uma taxa mensal para o condomínio e também existe a opção do condomínio pagar uma porcentagem do valor vendido para o condomínio. Essas são as três mais usuais no mercado, mas as duas últimas ainda prevalecem. Tudo precisa ser analisado para existir essa facilidade dentro do condomínio.

O síndico pode colocar por vontade própria?

Quem responde isso geralmente é a convenção de cada condomínio. Geralmente precisa de uma assembleia para a aprovação e seguir as recomendações da convenção. Por se tratar de instalação em área comum de condomínio e cada morador tem uma parte, ou seja, é dono de uma fração da área comum, a aprovação é necessária geralmente.

Quais produtos colocar para a venda?

Quem decide são os moradores, mas geralmente o perfil do condomínio já diz sobre quais produtos serem colocados. Se é um condomínio com perfil de público mais exigente e com alto poder monetário, escolhe-se produtos mais "premiuns", se for um condomínio comum, entre classe B e C, escolhe-se produtos intermediários. Existem por exemplo vinhos de R$30 e vinhos de R$400, tudo precisa ser analisado. O ideal é deixar a empresa analisar o perfil e ir ajustando com o tempo.

Como funciona no seu condomínio? Seu síndico fornece as imagens?

Caso tenha alguma dúvida, por gentileza, entre em contato comigo.

https://bit.ly/36Tbcsw (link direto para o Whatsapp)

Comentários