Danos em veículos dentro do condomínio

Danos no veículo na garagem do condomínio

Assunto polêmico e sempre gera confusão no condomínio! Quem teve o prejuízo quer que o condomínio pague-os e os demais moradores não acham justo. E você? O que pensa sobre o assunto? Já teve  envolvido numa polêmica dessa?

É fato os moradores recorrerem sempre para a administração do condomínio para obter o reparo ou o ressarcimento do prejuízo. Afinal para que pagamos o condomínio, não é mesmo? Se "pagamos pela segurança" e algo de errado ocorreu, deveria ser de responsabilidade do condomínio resolver esta situação, correto? Espere e leia, explicarei abaixo.

Vamos imaginar um carro estacionado na rua em frente a uma residência e alguém bate nesse veículo, obrigatoriamente  o proprietário da residência teria que pagar pelo conserto do veículo sendo que não foi ele quem bater no carro? Obviamente que não! Por que então o condomínio deveria pagar esse prejuízo? Quem danificou o veículo é quem deve ser responsabilizado pelo problema/pagamento. Vamos imaginar uma outra situação: o condomínio não dá a devida manutenção em algum local do condomínio onde alguns veículos ficam próximos. Por exemplo, debaixo das coberturas dos veículos ficam algumas luminárias e uma desta vem a cair por sobre o carro, arranhando-o e também amassando seu teto. Nesse caso sim, o condomínio é responsável pelo dano ou pelos danos causados no veículo. O problema neste caso foi falta de manutenção do condomínio - logo ele é o responsável.

Outra situação em que o condomínio acaba por ser responsabilizado é caso o condomínio ofereça o serviço de manobrista ou vallet. Se essas pessoas forem contratadas pelo condomínio, o condomínio acaba sendo o responsável direto pelo problema, caso seja uma empresa terceirizada, ela acaba assumindo o prejuízo, a responsabilidade. Vale lembrar que ainda assim o condomínio continua sendo corresponsável pelo dano.

Os moradores confundem controle de acesso, ronda no condomínio, com segurança privada para um bem pessoal deixado no local comum do condomínio. Quando moramos em um condomínio, achamos que supostamente estamos mais protegidos e com mais direitos e não é assim. Quando o condomínio paga uma portaria é para cuidar de quem entra e quem sai do condomínio (falando somente da segurança neste caso) e outras funções. E o ronda serve para averiguar se as demais situações estão OK, se não tem nada de errado - alguém descumprindo regras por exemplo.

Se o condomínio possui câmeras no local do evento, membros da segurança ou o síndico podem disponibilizar as imagens caso tenha encontrado a pessoa responsável pelo dano.

Sempre peço para que transponham a situação para caso morassem em uma casa de bairro (rua comum), o que fariam e como fariam? Muitas coisas são parecidas. E então você se pergunta: qual a vantagem então de se morar em um condomínio?

Muitos condomínios inclusive deixam expressamente por escrito em convenção essa isenção da responsabilidade em caso de danos como estes. Lembrando que caso seu condomínio tenha vallet ou manobrista, você ainda assim precisa provar que seu veículo não estava danificado anteriormente também. Ou seja, precisa provar que o dano foi causado por alguém e não que você esteja querendo tirar vantagem.

E no seu condomínio, já ocorreu isso com você?

Como é no seu condomínio? Me conte!
caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários