Por que participar das assembleias do condomínio?

 

Por que participar de assembleia do condomínio?

Sabemos o quão chato é participar de assembleia e este assunto está mais uma vez nesse blog. A assembleias estão voltando e muitos moradores acham esse tema chato, serei breve com esse assunto.

Antes de criticar ou achar chata uma assembleia, você sabe para o quê serve? Sabe qual a função da assembleia condominial?

É uma reunião oficial entre condôminos e administração que serve para discutirem sobre os problemas e questões administrativas do condomínio. Pelo Código Civil é obrigada pelo menos 1 assembleia no ano, a chamada Assembleia Geral Ordinária. E caso seja necessário chamar mais uma durante o ano ou mais do que uma, esta ou estas serão chamadas de Assembleias Gerais Extraordinárias.

Quem geralmente convoca estas assembleias são o síndico, publicando um edital de convocação e neste documento deve constar: data, hora e local da assembleia, bem como os temas a serem discutidos.

Somente podem participar destas assembleias os condôminos. Engana-se quem pensa que condômino é quem mora no condomínio. Pela lei, condômino é o proprietário(a) do apartamento ou residência. Ou seja, os donos ou seus representantes legais através de um documento chamado procuração. Mas nada adianta se o pagamento das taxas condominiais não estiverem em dia. Caso esteja inadimplente, infelizmente muitos síndicos seguem o Códivo Civil não permitindo nem assistirem a assembleia. Alguns ainda permitem que os inadimplentes assistam mas não se expressem.

Por que participar de forma ativa nas assembleias do condomínio?

Participar da decisão em matérias importantes

Tudo que se precisa ser feito no condomíno desde que não seja urgente ou obra de embelezamento por exemplo, precisa de uma aprovação com um quórum de participação de moradores. Isso cai diretamente nas cotas condominiais.  Se você acha que deve ou não ser feita por exemplo alguma obra ou acha que irá impactar diretamente no aumento da inadimplência do condomínio, você deve participar e não deixar essa responsabilidade para outras pessoas. Da mesma maneira, caso ache que tal obra precisa ser feita para valorizar o imóvel, precisa participar com sua opinião na assembleia.

Conhecer outros moradores

Hoje é comum os moradores de condomínios, seja apartamentos ou casas, não se conhecerem. É incrível hoje você observar a vida isolada dos moradores. Recebem amigos de fora do condomínio e perdem uma grande oportunidade de conhecerem pessoas fantásticas de dentro do próprio condomínio. Por exemplo: Muitos precisam viajar com a família e não tem com quem deixar o pet de estimação e precisa pagar um hotelzinho para ele, conhecendo um vizinho e tendo uma boa afinidade, um pode ajudar o outo nestes momentos. Sim, assembleia por mais que seja desgatante pode também ser um bom momento e local para se fazer novas amizades, principalmente quando as opiniões sobre determinados assuntos na reunião são parecidos uns dos outros.

Conhecer os problemas do condomínio

Acompanho muitos condôminos reclamando que o síndico não fala dos problemas do condomínio, que não conversa com os moradores e muito menos pede ajuda. Que sentem que somente estão pagando o boleto e não estão vendo o retorno. Sabia que a assembleia é o local ou o momento certo para conhecer TODOS os problemas do condomínio? Ao menos assim o síndico deve fazer. Se você não comparece na assembleia, não adianta reclamar depois também. Por mais que o síndico deva sim dar satisfações em qualquer momento sobre qualquer dúvida de morador, sabemos que ainda existem síndicos e administradores de condomínios, complicados na questão comunicação com os moradores.

Você entende de algum assunto pautado na assembleia e pode sugerir melhorias para problemas?

É comum em condomínios existirem profissionais conhecidos como técnicos em determinadas áreas. Eu sempre costumo trabalhar com comissões em condomínios, sendo assim sempre procuro pessoas de conhecimento técnico para integrarem estas comissões. Por exemplo: Comissão de obras, sempre busco integrar pelo menos alguém que trabalhe com engenharia ou arquitetura. Comissão de seguança, alguém que trabalhe com isso. Desta maneira sempre teremos alguém para ajudar a solucionar os problemas com conhecimento embasados em vivência e trabalho realmente. Trabalho na prática.

Os problemas podem ser vistos de diferentes ângulos. Para quem nunca tenha se deparado com tal problema, pode ser algo enorme e difícil solução e se você entende do assunto e está na assembleia ou já passou por situação parecida com a mencionada, consegue ajudar a resolver tal problema. Isso facilita muito o processo e muitas vezes ajuda com redução de custos, pois já conhece o caminho das pedras.

E no seu condomínio, como é?

Me conte,
caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários