Manutenção no encanamento

 

Manutenção preventiva na tubulação - menos gastos no futuro

Com esse ano que passou a rotina se não de todos os condomínios não foi afetada, seguramente nós síndicos podemos dizer que pelo menos 90% dos condomínios tiveram suas rotinas alteradas, principalmente por conta dos moradores passarem mais tempo dentro dos apartamentos e consequentemente dentro do condomínio.

Essa mudança repentina fez com nós síndicos olhássemos para o condomínios com outros olhos. Precisamos a passar a olhar para o que não era vista, o que não estava aos nossos olhos - os encanamentos do condomínio. Sabemos que muitos moradores não possuem a consciência de jogar rejeitos de alimentos em locais corretos, por exemplo: óleo, restos de comidas, sem contar o que jogam pelo vaso sanitário - eu mesmo já vi cada absurdo que se contar ninguém acredita. Desta maneira precisamos estar atentos com este tipo de situação.

Mas como identificar o problema, ou o possível problemas eminente?

Primeiro de tudo verificar se teu condomínio tem este perfil de público/morador. Trabalhar sempre antes do problema ocorrer é a melhor maneira, ande pelo condomínio, busque por sinais de que algo não esteja bem - cheiros desagradáveis perto de galerias de água, ralos, caixas de gordura, onde passa água por exemplo. Busque também ver se o fluxo de água está comum. Se a água está se passando de forma que não seja normal, um eventual problema pode estar ocorrendo - uma possível obstrução.

Aquele ditado - a prevenção é mais barata do que chamar alguém para consertar uma emergência. Quanto custa uma manutenção preventiva, programada, "sem pressa" e uma que precise chamar de última hora e de madrugada por exemplo? Afinal, muitos desses problemas ocorrem de madrugada ou depois do horário comercial, não é? Qual a diferença de valores? Sabemos que moradores também cooperam em eventual aprovação de custo e quando a bomba estoura, adoram reclamar e questionam por não ser feita a manutenção preventiva.

Uma dica que posso passar que foi feito em um dos condomínios em que auto, foi um contrato por 12 meses para este tipo de trabalho, podendo ser chamado em qualquer horário de segunda a sábado com agendamento prévio. Ou seja, se quiser uma visita da empresa, precisa ser agendada com ela de acordo com o contrato. Não fechamos visitas mensais pré-progamadas, optamos por mais flexibilidade.

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