Carro elétrico em condomínio - a modernidade está chegando

No seu condomínio já existe ponto de carga para automóveis elétricos?

Seu condomínio já está preparado para a modernidade dos veículos elétricos?

Muitos moradores hoje ainda tem dúvida quanto a carregar o seu veículo elétrico. Se você mora numa casa, você pode instalar um carregador apropriado para o veículo ou numa tomada de 220v, mas e se você mora num condomínio de apartamentos? Como fazer?

Modelo de carregador para residência

No condomínio funciona assim, duas maneiras principais:

✅ Você ter a sua própria tomada na sua garagem.
✅ Ou fazer uma assembleia para disponibilizar alguns pontos de tomadas para recarga desses veículos.

Lembrando que a primeira opção é uma pouco mais complicada. Se for optada pela segunda opção, o carregador deverá ser usado de forma comunitária. O usuária deixa o veículo na vaga apenas enquanto estiver em carregamento, nada mais.

O aparelho geralmente tem um leitor de cartão onde este contém os dados do usuário, como nome, placa, apartamento, bloco e outras informações e o usuário pode acompanhar a carga via app de telefone. Ou seja, quando acabar a recarga no veículo e o usuário colocar o cabo de energia no carregador, automaticamente o aparelho saberá quem utilizou e assim a conta não é dividida por todos do condomínio e sim, quem paga, usa. O famoso pay per use, a forma mais justa de utilização hoje.

A partir de 31.03.2021 os prédios ou condomínios, residenciais ou comerciais que tiverem seus registros na prefeitura da cidade de São Paulo à partir desta data mencionada terão que ter ponto de recarga para veículos elétricos.

E a medição do consumo e cobrança, como será feita?

A lei determina que a medição e a cobrança seja de forma individualizada, ou seja, por cada carro ou por cada apto. Um apto pode ter mais de um carro elétrico por exemplo. O que a lei não permite é o consumo de forma coletiva, ou seja, dividido entre todos. Nada mais do que justo, quem não tem carro elétrico já paga um absurdo pelo preço do combustível, seja o etanol ou gasolina e ainda teria que pagar  pela recarga do veículo do vizinho?

A lei não determina como será a cobrança - se o condomínio cobra via boleto no condomínio ou um cartão pré-pago ou não, aplicativo no celular, ou qualquer outra maneira de cobrança. O condomínio tem a autonomia de oferecer as opções, o ideal é que se leve para assembleia e deixem os moradores decidirem.

Modelo de carregador para condomínio com cartão de cobrança

Instalação

Para a instalação de um ponto de carga de veículos elétricos, os condomínios precisam reverem seus projetos elétricos, os novos que ainda não foram construídos já incluirão nos projetos. Os condomínios com necessidade de adequação poderão incluir um ponto de recarga, a chamada "vaga verde" com rotatividade de veículos. A recarga pode ser monitorada via app. Assim quando o veículo estiver carregado, o proprietário saberá e então deverá remover seu veículo da vaga e deixar o carregador disponível para outro veículo.

A não obrigatoriedade destas instalações em prédios ou condomínios populares

Essa nova legislação exclui a obrigatoriedade de condomínios populares de programas habitacionais públicos (CDHU por exemplo) ou condomínios e prédios construídos com recursos do governo (Minha Casa Minha Vida). Porém a construtora deve provar que é inviável tecnicamente e que a classe econômica dos moradores não demanda instalação para carga de veículo elétrico.

Hoje os carros comuns - tanto 0km como seminovos já estão absurdamente caros deixando até mesmo de serem populares. Uma pessoa hoje para comprar um automóvel híbrido ou elétrico, não morará num condomínio teoricamente popular.

O que achou da matéria?
Me conte caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários