Corte e poda de árvores

 

Poda e corte de árvore

Pelo fato das árvores estarem dentro do condomínio, muitos síndicos acham que é simplesmente ligar a motosserra e sair cortando galhos e árvores, estão muito enganados. Em Campinas e algumas cidades da região pelo menos não é assim que funciona. Geralmente é necessário uma autorização para o corta, poda ou supressão.

Você sabia que as árvores possuem algumas funções? Preservação dos pássaros, melhoria do ar, oxigenação, retirada de poluentes da atmosfera, além de outros diversos benefícios.

É necessário um cuidado especial com as características de cada espécie de árvore e, por isso, é necessário um especialista fazer a verificação para avaliar a necessidade de modificação ou retirada de árvore através da poda ou do corte. É necessário que o morador ou síndico faça contato com a prefeitura da cidade cumprindo a legislação vigente. Em Campinas, para corte e podas de árvores em locais privados, é necessário abrir uma solicitação via Licenciamento Ambiental Online (LAO) ou protocolar um pedido de autorização junto ao DPJ – Departamento de Parques e Jardins.

Segurança e saúde ambiental para o corte e podas de árvores

Os procedimentos devem ser autorizados pela própria prefeitura - que também disponibiliza uma lista de empresas aptas e cadastradas para realizar as podas ou cortes de maneira segura e ambientalmente correta. É importante que a empresa de poda possua em seu quadro, além de Engenheiro Agrônomo ou Engenheiro Florestal responsável,  profissionais capacitados e habilitados para realizar os cortes e podas de árvores, utilizando as ferramentas e itens específicos para um trabalho seguro em atendimento as normas de segurança do trabalho. É fundamental também dar o correto destino aos resíduos de madeira, galhos e folhas gerados, que devem ser destinados a pátios homologados para tal finalidade. Isso porque a cidade de Campinas rege as leis com determinações especificas para todos esses requisitos, preservando assim a segurança dos indivíduos e das benfeitorias no entorno do terreno onde as árvores se encontram. Tudo isso está relacionado ao cuidado com o patrimônio e com a saúde ambiental da cidade de Campinas e região.

Como funciona após a solicitação de corte e poda de árvores?

Já falamos o quanto é importante que cada árvore seja respeitada, com relação às suas características. Pra ter precisão, um técnico deverá fazer a avaliação precisa da situação, do terreno, da árvore e de tudo que envolva o corte ou a poda da mesma.

O técnico fica responsável por preencher um laudo que orienta, segundo sua avaliação, a autorização, ou não, de poda ou corte da árvore.

Vale lembrar que esse procedimento deve ser feito apenas por empresas autorizadas, se a poda ou corte acontecer dentro da propriedade privada, o proprietário fica responsável pela efetivação de todo o procedimento, utilizando a autorização com as orientações designadas previamente pelo técnico. No caso do condomínio, o síndico fica a cargo do assunto.

Caso a poda ou corte seja em área e passeios públicos, a Prefeitura é responsável pelo corte ou poda da árvore. Caso a árvore esteja do lado de fora do condomínio e o síndico não queira entrar na fila para a Prefeitura remover, podar ou cortar a árvore, ele pode contratar uma das empresas autorizadas da Prefeitura para avaliação e execução dos trabalhos. A poda ornamental não está prevista nas atividades da Prefeitura e de ser contratada, quando for o caso, diretamente uma empresa de Corta e Poda particular. No caso da poda ornamental, é importante atentarmos à porcentagem de 30% de retirada da copa da árvore, permitida por lei.

Fonte: https://bit.ly/3xh8fwH (www.tecpodas)

E no seu condomínio, como funciona? O síndico por qualquer motivo já corta e poda árvores sem autorização? Sabia que quem paga pelos erros é você diretamente?

Qualquer dúvida entre em contato
caio@cmsindicoprofissional.com.br

Comentários