Idéias básicas para redução de custo em condomínio
Desde ano passado com a chegada dessa pandemia, o trabalho de home office tem tido mais e mais aderência por parte de funcionários e empresas. Com isso o aumento do consumo de serviços essenciais, como água e gás foi de forma natural. As pessoas mais tempo em casa, sozinhas ou com as crianças por exemplo, cozinha isso, cozinha aquilo, além do consumo da energia elétrica também, certo? Afinal, agora as pessoas montaram os escritórios em casa e ficam o tempo todo dentro das unidades de moradia.
Sabia que existem medidas que podem ser tomadas para a redução desses custos? Você pode exemplo, que trabalha fora de casa, consome pouca energia, pouca água, pouco gás, pagar pela pessoa que fica o tempo todo em casa? Vamos descobrir quais medidas o síndico pode tomar para diminuir o custo na taxa condominial?
Sistema de energia solar e geração de energia fotovoltaica
Já imaginou seu condomínio produzindo a própria energia captando os raios solares? Isso pode gerar uma economia para o condomínio. A redução geralmente se paga rápido, porém o investimento é alto.
Monitoramento de qualidade da energia
Esses sensores ajudam na verificação da energia fornecida pela concessionária e antecipam problemas de sobrecarga de circuitos e nos motores de equipamentos. Além de ajudar na redução do consumo, ajudam na redução da manutenção.
Água individualizada
É sabido que quando um usa e todos pagam, não existe muita consciência no uso. Quando a individualização da água ocorre, a cobrança pelo uso acaba sendo mais justa e o uso acaba sendo mais consciente pelo fato de cada um pagar o que consumirá.
Sensores de presença e movimento nas áreas comuns
Estes sensores é bem com um hoje em condomínios, sejam nos corredores, sejam em garagens. Isso faz com que não haja desperdício de energia elétrica por exemplo. O condomínio configura o sistema por tempo ligado e depois de determinado tempo, as lâmpadas desligam automaticamente.
Gás individualizado
A medição do gás de forma individualizada é a mesma situação do consumo individual de água. Imagina alguém que faz salgados e bolo para vender. É justo você pagar por este consumo? Hoje existem softwares que os moradores conseguem acompanhar a medição/consumo do gás da unidade.
Comentários
Postar um comentário